Neste post você irá conhecer os fatores humanos que influenciam os comportamentos de risco nas operações. Você irá conferir também como alcançar e influenciar bons padrões de comportamento nas atividades.
O que são fatores humanos?
Segundo a publicação do HSE “Reducing errors and influencing behavior”: Os fatores humanos referem-se a questões ambientais, organizacionais e de trabalho. fatores e características humanas e individuais que influenciam o comportamento no trabalho de forma a afetar a saúde e a segurança.
Uma maneira simples de entender os fatores humanos é conhecer três aspectos: o trabalho, o indivíduo e a organização, e com isso, pensar em como eles impactam os comportamentos de saúde e segurança.
Fatores humanos que influenciam comportamentos de risco:
1) O trabalho
O trabalho deve ser desenvolvido de forma que atenda aos padrões ergonômicos para que dessa forma sejam levados em consideração a limitação humana e os pontos fortes de desempenho nas atividades. A combinação física envolve todo local e ambiente de trabalho. Os aspectos mentais do trabalho estão relacionados à percepção das tarefas e riscos e também como a informação e poder de decisão sobre as atividades.
Não combinar o trabalho com as capacidades do indivíduo, geralmente resultam em erros humanos.
2) O indivíduo
As pessoas trazem ao trabalho as suas atitudes, comportamentos, hábitos e personalidades pessoais, o que pode contribuir tanto de maneira positiva, como negativa, dependendo da atividade realizada. Características individuais influenciam comportamentos de forma significativa e complexa. Os seus efeitos nas atividades podem ser negativos, mas nem sempre serão por causa tipo de ajuste do trabalho. Algumas características como a personalidade individual não pode ser alterada, pois isto define a pessoa, mas a boa notícia é que as atitudes e as habilidades podem ser mudadas e otimizadas!
3) A organização
Os fatores organizacionais possuem uma das melhores influencias nos comportamentos dos grupos e dos indivíduos, mesmo que muitas vezes não são levados em consideração nas investigações de acidentes e doenças ocupacionais. As organizações devem estabelecer a sua própria cultura de segurança positiva, ela deve promover o engajamento e o compromisso dos colaboradores com os assuntos de segurança em todos os níveis.
Conclusão
Agora que você conheceu os três fatores humanos que influenciam os comportamentos, a figura a seguir representa os problemas chave para cada um deles. Pensando em cada um destes aspectos então, para um comportamento de risco, podemos se perguntar: Que tipo de atividade está sendo pedida e onde? (a atividade e suas características); Quem está fazendo? (O indivíduo e a sua competência); Onde eles estão trabalhando? (A organização e seus atributos).
Por que eu preciso me preocupar com os fatores humanos?
Considerar os fatores humanos pode contribuir para a redução do número de acidentes e casos de doenças ocupacionais. Os acidentes ocorrem geralmente pelas causas humanas, visto que a parte técnica como máquinas, tornaram-se mais confiáveis. Segundo o HSE, estima-se que até 80% dos acidentes podem ser atribuídos, pelo menos em parte, às ações ou omissões das pessoas. Não é um resultado surpreendente, o trabalho tem impacto na saúde e segurança das pessoas, por isso, ao tornar ele positivo, leva a satisfação do trabalho e consequentemente o bem estar físico e mental dos indivíduos.
Comments