top of page
Buscar

Qual a importância da máscara respiratória com filtro PFF2?

Foto do escritor: Resgate BrasíliaResgate Brasília

Existem diversos tipos de máscaras para diferentes finalidades. Algumas delas são utilizadas para proteção respiratória do trabalhador frente à possíveis contaminações que podem ocasionar danos à saúde, como os respiradores para profissionais na construção civil e os respiradores do tipo PFF2/N95, que são utilizados por profissionais de saúde. Outras máscaras têm como função principal proteger o paciente ou manter o ambiente estéril (livre de microrganismos ou no qual eles não podem se reproduzir), como as máscaras cirúrgicas e outros respiradores. Cada atividade exige um tipo apropriado de máscara.


O uso de máscaras de proteção respiratória N95/PFF2 ou equivalente (tipo N99, N100 ou PFF3) é indicado para profissionais de saúde que realizam procedimentos com risco de geração de aerossóis, tais como: intubação ou aspiração traqueal, ventilação não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de secreções nasotraqueais, broncoscopias, entre outros e, em período de Pandemia, para a proteção durante os atendimentos.


Os respiradores, além de reter gotículas, protegem contra aerossóis contendo vírus, bactérias e fungos, a depender de sua classificação. Em ambiente hospitalar, para proteção contra aerossóis contendo agentes biológicos, o respirador deve ter um filtro com aprovação mínima PFF2/P2 ou N95. Respiradores com classificação PFF2 seguem as normas brasileiras ABNT/NBR 13698:2011 e ABNT/NBR 13697:2010 e a europeia e apresentam eficiência mínima de filtração de 94%. Já os respiradores N95 seguem a norma americana e apresentam eficiência mínima de filtração de 95%.


A máscara de tecido não é indicado para uso de profissionais mas sim para uso pessoal da população em geral visando que a máscara respiratória com filtro seja de uso profissional e não haja escassez para adquiri-lo.


Fonte: Portal Anvisa (2020).

Posts recentes

Ver tudo

Lei do Engasgo

A Lei 6.258 de 2019, sancionada em fevereiro deste ano no Diário Oficial do Distrito Federal, popularmente chamada de Lei do Engasgo,...

Comentários


bottom of page