O primeiro dia de trabalho de um funcionário na empresa precisa ser de adaptação e integração. Ele deve ser orientado acerca das questões ocupacionais que envolverão sua atuação no cargo dali para frente.
Além disso, o profissional também precisa ser orientado acerca das Normas Regulamentares de segurança e atuação para exercer suas funções na empresa. Tudo isso precisa ser feito de modo claro e que dê segurança ao funcionário durante a execução de suas funções no dia a dia do emprego.
Este artigo trará informações que você precisa saber sobre a introdução do funcionário ao ambiente e ao funcionamento da organização, desde as questões mais simples até a pontos relevantes da NR-1. Acompanhe a leitura e confira!
Questões gerais para a integração à empresa
A integração é um momento importante da chegada de um novo funcionário a qualquer empresa. Antes de começar a exercer suas atividades como profissional contratado, é necessário conhecer uma série de procedimentos e questões mais gerais da cultura organizacional.
Durante o momento de chegada, o funcionário deve ter um contato inicial com pontos como riscos ocupacionais, utilização de materiais de trabalho e ferramentas, hábitos dos companheiros de setor e outros fatores.
As políticas da empresa também devem ser repassadas, inclusive sobre o que se espera do profissional em relação a seu comportamento e julgamento de valores. Deve-se reforçar como a adequação do novo funcionário às ideias institucionais serão importantes para a sua longevidade na corporação, além de seu bom desenvolvimento no grupo.
É fundamental que o profissional seja familiarizado a todas as práticas e funcionamentos, com boa descrição de detalhes. Isso porque uma rápida adaptação e um desempenho de qualidade estão diretamente ligados ao momento de integração.
Questões ocupacionais com base na NR-1
Os funcionários recém-chegados também precisam ser integrados com relação a importantes questões de segurança durante a execução de suas funções na empresa.
A NR-1 é uma norma que regulamenta a prática profissional dentro das empresas, de modo que essas sigam uma série de exigências para que possam ser executadas com segurança, preservando a integridade do funcionário e de seus companheiros.
É obrigatório para as empresas repassar essas regras presentes na NR-1, e o setor responsável por isso é a Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST), que deve informar, logo no momento de integração, os principais pontos a serem seguidos.
Eles devem, além de deixar claras as normas, fiscalizar a atuação dos funcionários da empresa, de modo que acompanhem se esses estão seguindo as normas da NR-1, especialmente as contidas nos itens 1.7 e 1.8.
Item 1.7
Este item aborda as obrigações do empregador no momento da integração. A empresa deve seguir algumas recomendações:
passar as disposições legais sobre sobre segurança e medicina do trabalho;
confeccionar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, deixando funcionários cientes por meio de veículos ou recursos internos de comunicação;
informar aos trabalhadores os riscos das suas funções;
explicar como prevenir e limitar riscos;
informar resultado de exames aos quais funcionários foram submetidos;
divulgar resultado de avaliações ambientais sobre o local de trabalho;
permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização do que está disposto nas normas de segurança e saúdo no trabalho;
determinar procedimentos em caso de acidente ou doença ocupacional.
Item 1.8
Mais enxuto, o item 1.8 informa que cabe ao empregado cumprir todas as suas obrigações dispostas nas leis sobre segurança e saúde no trabalho e considerar sempre o que está descrito nas ordens de serviço.
As empresas jamais devem abrir mão de fazer a integração com seus funcionários. A dispensa dessa ação p
ode resultar em falhas operacionais e sérios riscos de acidentes ou descumprimento de importantes recomendações relacionadas à segurança.
Levar a sério as questões ocupacionais é ter a certeza de que o profissional se desenvolverá da maneira adequada dentro da empresa, obtendo sucesso e fazendo com que as duas partes saiam ganhando.