Que a segurança do trabalho é fundamental para empresas de todos os portes todo mundo já sabe.
Você sabia que existem aplicativos que ensinam saúde e segurança do trabalho ?
Imagina exatamente quantas pessoas sofrem acidentes de trabalho todos os dias no Brasil?
Quer descobrir mais sobre essas e outras curiosidades do universo da segurança do trabalho?
Confira!
1. A fadiga é uma das principais causas de acidente de trabalho
Um trabalhador cansado físico e mentalmente comete erros por distrações e acaba gerando acidentes de trabalho. Esses acidentes podem variar desde pequenas contusões que não atrapalham a rotina de trabalho até acidentes fatais, portanto, promover o bem-estar do trabalhador é essencial.
2. O INSS pode processar a empresa pelo acidente de trabalho
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é obrigado a indenizar de alguma forma os indivíduos que sofreram um acidente de trabalho, mas nem sempre esse prejuízo fica limitado a essa instituição do governo.
Caso fique claro que o empregador é o responsável pelo acidente e deu causa para que ele ocorresse, o INSS pode entrar com uma ação regressiva para recuperar as despesas com ressarcimento das vítimas, como previsto no artigo 120 da Lei 8.213/91.
Isso acontece nos casos em que a empresa não forneceu equipamentos de proteção individual (EPI) adequados ou não cumpriu alguma outra norma de segurança, por exemplo.
3. Já existem aplicativos educativos sobre a segurança do trabalho
Atualizado no final de 2016, o aplicativo SST-Fácil da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (FUNDACENTRO) oferece lições que abordam desde os conceitos de saúde e segurança do trabalho até ergonomia e segurança química. As lições são baseadas em perguntas e respostas, e respaldadas por uma biblioteca de materiais educativos formulados pela própria fundação.
4. O Brasil é o segundo país com maior número de profissionais estressados
Uma pesquisa da Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse (ISMA) mostrou que o Brasil só perdia para o Japão em relação ao número de profissionais estressados no mercado de trabalho.
Como o estresse pode facilmente se transformar em doença e aumentar o risco de acidentes de trabalho, dados como esses devem servir de inspiração para as empresas investirem em saúde e segurança do trabalho.
5. A equipe de segurança do trabalho pode ir além das profissões exigidas para o SESMT
A legislação trabalhista estabelece que o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho é composto pelo médico do trabalho, pelo engenheiro de segurança do trabalho, pelo enfermeiro do trabalho, pelo técnico de segurança do trabalho e pelo auxiliar de enfermagem do trabalho.
Apesar dessa recomendação, é possível incorporar outros profissionais à equipe e garantir um cuidado mais completo ao trabalhador com a ajuda do odontólogo do trabalho, do psicólogo do trabalho e do tecnólogo de segurança do trabalho.
6. Ocorrem mais de 2000 acidentes de trabalho todos os dias no Brasil
Segundo, as estimativas do Ministério do Trabalho e Previdência Social, em 2014 ocorreram 704.136 acidentes de trabalho no território nacional. Desses, apenas 559.061 tiveram CAT registrada e a maioria se tratou de acidentes de trabalho típicos, ou
seja, que ocorrem durante a atividade laboral.
Em segundo lugar vieram os acidentes de trajeto e por último, com apenas 15.571 notificações, as doenças do trabalho. Nos anos subsequentes, não houve a liberação desses dados.